quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Eu fico com a pureza da resposta das crianças...

Neste dia das crianças, foi me pedido uma breve reflexão sobre elas e a situação das famílias em geral, ou uma palavra sobre família para não cristãos. Aí a coisa me pegou: para onde olhar num mundo tão conturbado? Como apresentar um quadro relevante para aqueles envoltos na desesperança?

E o que o dia das crianças tem a ver como todos nós?

Em especial, é interessante observar o modo como Jesus as tratava. Geralmente, lembramos delas nos cultos pela bagunça ou interação que fazem, alheias à "liturgia" do mesmo. E nem poderia ser diferente, se realmente cremos que estamos juntos buscando ao Pai... Porém, Jesus sempre parava o que estava fazendo para dar atenção especial a elas...veja os textos:


Mateus 19:13,14 Trouxeram-lhe,então, algumas crianças, para que sobre eles pusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impedíeis de vir a mim, porque das tais é o Reino dos Céus.

Delas é o Reino....creio ter esta afirmação mais implicações que possamos imaginar, acostumados a elucubrações teológicas de tempos em tempos...delas é o Reino...deixe estas palavras ecoarem em seu coração por um momento...

Que Reino? Em que sentido podemos experimentar este Reino em nossos lares? O salmista traz um quadro bastante significativo no Salmo 128:


BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos: feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR. O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás os bens de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.
Observe a realidade do Reino aqui, impregnada na rotina do lar. Os elementos são claros:

- um marido posicionado como sacerdote do lar, que teme ao Senhor e o conhece. Além do benefício gracioso de um relacionamento com Deus, a influência da vida do Reino se estende ao seu lar, atingindo seu trabalho (comerás do trabalho de tuas mãos) e satisfação (feliz serás, e te irá bem). Já por aqui, encontramos duas pedras preciosas tão raras nos dias de hoje: um homem posicionado em sua casa e satisfeito com as bênçãos dadas por Deus. Infelizmente, o que mais vemos por aí são aqueles correndo atrás do vento, como diria o escritos de Provérbios...

- a esposa frutífera ao seu lado. A Bíblia chama de virtuosa aquela que edifica seu lar, ajudando seu marido e sendo o ponto central do lar que mantém os filhos e o esposo ao redor da mesa. Ela possui muitos frutos, desde os espirituais aos naturais, estendendo o cuidado amoroso na vida dos filhos...observe o lugar onde eles estão: ao redor da mesa! Sim, a tão sonhada unidade familiar...bem diferente do quadro encontrado por aí, onde os lares tem sido sistematicamente destruídos e, como numa reação atômica, os elementos que compõe a família são lançados cada vez mais longe uns dos outros...quantos sonham com apenas uma refeição em paz, compartilhando do amor familiar?

- por último, outros aspectos simples e  importantes presentes: testemunhar o crescimento dos filhos e ver a bênção de Deus presente em sua descendência.... A longevidade com qualidade de vida. 

Quantas coisas tremendas neste pequeno texto! Quanto é gasto atrás disso, sendo que no Senhor encontramos a realidade deste Reino disponível a todos nós, pela graça?

Qual a realidade de seu lar hoje? 

Para terminar, uma breve reflexão sobre um pensamento comumente falado por aí: geralmente perguntamos que mundo deixaremos para nossos filhos...mas a pergunta deveria ser: que filhos deixaremos para esse mundo?

Pense nisso! E fique com a pureza da resposta das crianças...pois delas é sim, o Reino dos Céus...

Solideogloria

Daniel