sábado, 25 de abril de 2009

Notícias apocalípticas! (2)




Obama pressiona Israel por estado palestino

Por Matt Spetalnick WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos EUA, Barack Obama, pressionou na terça-feira o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a aceitar como meta a criação de um Estado palestino, e disse que ambas as partes deveriam "recuar do abismo".


Intensificando seus esforços diretos pela retomada do processo de paz, Obama reuniu-se com o rei Abdullah, da Jordânia, e convidou Netanyahu, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e o presidente egípcio, Hosni Mubarak, para conversas em separado no começo de junho.

Ele aproveitou para reafirmar a Abdullah seu compromisso com uma solução com dois Estados no conflito israelo-palestino, apesar da relutância do novo governo direitista de Netanyahu em apoiar o eventual Estado palestino.

"O que temos de fazer é recuar do abismo", disse Obama a jornalistas após o encontro com Abdullah na Casa Branca.

O presidente demonstra um envolvimento maior com a questão do Oriente Médio do que seu antecessor George W. Bush, mas sua estratégia é complicada pela ascensão do governo de Netanyahu, que desde sua posse, no mês passado, evita reconhecer formalmente o direito palestino a um Estado independente, como fazia seu antecessor, Ehud Olmert.

Obama teve o cuidado de não confrontar Netanyahu diretamente, mas deixou claro que seu governo espera convencê-lo a aceitar o princípio de uma solução com dois Estados, que há anos é a base da política norte-americana na região.

"Eles terão de formular e eu acho que solidificar sua posição", disse Obama, alertando para a "urgência" em retomar o processo de paz.

"Concordo que não podemos conversar para sempre, que em algum ponto será preciso dar passos para que as pessoas vejam progressos no terreno. E isso será algo que esperamos que ocorra nos próximos meses", afirmou Obama.

Aumentando a pressão sobre Netanyahu, Obama acrescentou: "Sou um forte defensor de uma solução com dois Estados. Tenho articulado isso publicamente, e articularei reservadamente. E acho que há muitos israelenses que também acreditam em uma solução com dois Estados".

O envolvimento norte-americano na questão israelo-palestina é considerada parte essencial nas iniciativas de Obama para restaurar a imagem dos EUA no mundo, abalada pela guerra do Iraque e por outras políticas da era Bush.

Obama deixou claro também seu apoio a uma iniciativa de paz árabe de 2002 que busca uma "paz abrangente" entre Israel e todas as nações árabes, inclusive um Estado palestino.

Fonte: http://www.ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/21/obama+pressiona+israel+por+estado+palestino+5659020.html

Notícias apocalípticas! (1)




BAIXA ATIVIDADE DO SOL INTRIGA ASTRÔNOMOS!



O sol passa por um de seus períodos mais quietos por quase um século, praticamente sem manchas solares (explosões na atmosfera solar) e emitindo poucas chamas. A observação da estrela mais próxima da Terra está intrigando os astrônomos, que estão prestes a estudar novas imagens do sol captadas no espaço na Reunião Nacional de Astronomia do Reino Unido.

O sol normalmente passa por ciclos de atividade de 11 anos. Em seu pico, ele tem uma atmosfera efervescente que lança chamas e "pedaços" gasosos super quentes do tamanho de pequenos planetas. Depois deste pico, o astro normalmente passa por um período de calmaria.

Esperava-se que o sol voltasse a esquentar no ano passado depois de uma temporada de calmaria. Mas em vez disso, a pressão do vento solar chegou ao seu nível mais baixo em 50 anos, as emissões radiológicas são as mais baixas dos últimos 55 anos e as atividades mais baixas de manchas solares dos últimos 100 anos.

Segundo a professora Louise Hara, do University College London, as razões para isso não estão claras e não se sabe quando a atividade do sol vai voltar ao normal.

"Não há sinais de que ele esteja saindo deste período", disse ela à BBC News. "No momento, há artigos científicos sendo lançados que sugerem que ele vai entrar em um período normal de atividade em breve."

"Outros, no entanto, sugerem que ele vai passar por outro período de atividades mínimas - este é um grande debate no momento."

Mini era do gelo

Em meados do século 17, um período de calmaria - conhecido como Maunder Minimum - durou 70 anos, provocando uma "mini era do gelo".

Por isso, alguns especialistas sugeriram que um esfriamento semelhante do sol poderia compensar os efeitos das mudanças climáticas.

Mas, segundo o professor Mike Lockwood, da Universidade de Southhampton, isso não é tão simples assim.

"Quisera eu que o sol estivesse vindo a nosso favor, mas, infelizmente, os dados mostram que não é esse o caso", disse ele.

Lockwood foi um dos primeiros pesquisadores a mostrar que a atividade do sol vinha decrescendo gradualmente desde 1985, mas que, apesar disso, as temperaturas globais continuavam a subir.

"Se você olhar cuidadosamente as observações, está bem claro que o nível fundamental do sol alcançou seu pico em cerca de 1985 e o que estamos vendo é uma continuação da tendência para baixo (na atividade solar), que vem ocorrendo há cerca de duas décadas."

"Se o enfraquecimento do sol tivesse efeitos resfriadores, já teríamos visto isso a esta altura."

Meio termo

Análises de troncos de árvores e de camadas inferiores de gelo (que registram a história ambiental) sugerem que o sol está se acalmando depois de um pico incomum em sua atividade.

Lockwood acredita que, além do ciclo solar de 11 anos, há uma oscilação solar que dura centenas de anos.

Ele sugere que 1985 marcou o pico máximo deste ciclo de longo prazo e que o Maunder Minimum marcou seu ponto mais baixo.

Para ele, o sol agora volta a um meio termo depois de um período em que esteve praticamente no topo de suas atividades.

Dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) mostram que as temperaturas globais subiram em média 0,7°C desde o início do século 20.

As projeções do IPCC são de que o mundo vai continuar a esquentar, e a expectativa é de que as temperaturas aumentem entre 1,8°C e 4°C até o fim deste século.

Ninguém sabe ao certo como funciona o ciclo e altos e baixos na atividade solar, mas os astrônomos se veem, agora, graças a avanços tecnológicos, em uma posição privilegiada para estudar o astro-rei.

Segundo o professor Richard Harrison, do Laboratório Rutheford Appleton, em Oxfordshire, este período de quietude solar dá aos astrônomos uma oportunidade única.

"Isso é muito animador, porque como astrônomos nunca vimos nada assim em nossas vidas", disse ele.

"Temos uma sonda lá no alto para estudar o sol com detalhes fenomenais. Com esses telescópios podemos estudar esta atividade mínima de um modo que nunca fizemos no passado."

Fonte: http://www.ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/04/21/baixa+atividade+do+sol+intriga+astronomos+5653932.html

sábado, 18 de abril de 2009

O que farei para herdar a vida eterna?




"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Lc 10.25

Shalom!


O que faremos para herdar a vida eterna?


Esta é uma pergunta que tem permeado a cabeça de muitos, em todos os tempos, em todos os lugares deste canto da galáxia...


Mas a pergunta era sincera...mesmo que não quanto aos seus motivos primários, mas sim por ser algo que paira no coração de todos....VIDA ETERNA...


Mas observemos a resposta de Jesus: "Que está escrito na lei? Como lês?"


Jesus não censira aquele homem, mas vai no âmago da questão: "como você compreende o que lê na Torá do Senhor? Como você compreende a Palavra de Deus revelada?"


Vemos que o doutor da Lei respondeu corretamente: "E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo." (v.27)


E qual a resposta de Jesus?


FAZE ISTO E VIVERÁS! (v.28)


O que Jesus queria dizer?


VEja bem...Jesus não está discutindo a natureza teológica da salvação....afinal, realmente somos herdeiros da vida eterna. Ela nos é concedida pela graça de Deus, e não precisamos fazer nada para ganhá-la. É por fé!


Mas...


Aqui Jesus estava confrontando aquele homem quanto ao aspecto prática da Salvação: ATITUDE!

Aqui Jesus confronta a PASSIVIDADE e a APATIA daqueles que se dizem "herdeiros do Reino".

A para tal, Jesus conta uma parábola:

Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram (roubaram) e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E semelhantemente (de igual modo) também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo.
33 Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele; (polo em cura)
E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira.


O primeiro homem a passar pelo local é um sacerdote. Ou seja, alguém responsável por estar entre Deus e os homens. Muitas vezes pensamos que só o obreiro, ou o pastor, é um sacerdote...será?

1 Pe 1.9 : "...sois sacerdotes..."....isso é para mim e para você! Todo aquele que prega ou proclama viver o Evangelho é um sacerdote!Mas ele passa longe...


O segundo a presenciar o estado daquele homem foi um levita..alguem responsável pelo louvor e a adoração...alguém que supostamente teria uma profunda "intimidade" com Deus.


E o que este também faz?


Passa ao longe.....ignora quem lhe é próximo!


E o samaritano? Alguém rejeitado, em que não era atribuído valor algum...este sim, se compadece a trata daquele homem.


E é isso que o Senhor quer falar conosco...ATITUDE!


Temos vivodo apenas a teoria, ou a prática do amor?


O amor é prático....e quanto desta praticidade tem sido presente em nossas vidas?


Assim.....que possamos viver a praticidade do Evangelho, e não apenas experimentar mais uma "filosofia", porque o Evangelho é poder de Deus para transformar a vida de qualquer homem e mulher nesta Terra!


No Messias,


Daniel Ben Iossef