quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A semente e o caminho...




"E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho (hodos), e vieram as aves e comeram-na;" Mt 13.4


Shalom!


Amados, estive meditando neste texto, a parábola do semeador, e achei algumas coisas interessantes que gostaria de compartilhar com vocês...


A palavra "hodos", traduzida como "caminho", tem a conotação de caminho, estrada, via,modo de vida.Pode adquirir também o sentido de meio e modo de atingir ou levar a efeito alguma coisa, medidas, procedimento, o estilo e modo de realizar algo, e pelo qual se vive.


Na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento), também se emprega o termo no fato de que Deus guia seu povo por um caminho – fora do – Egito – e depois terra prometida.Caminho na Septuaginta também significa os atos ou o comportamento dos homens, o levar a vida-Ex 18.20.


Assim sendo, surge a pergunta: como tem sido o nosso caminho?Como vivemos a nossa vida?


Interessante pensar que sementes são lançadas diariamente em nós...afinal, somos "Adamah", terra, e é onde as sementes lançadas podem ou não germinar.


Aprendemos que as sementes que são lançadas à beira do caminho, ou seja, à parte de nosso modo de vida, não frutifica.Ela não cresce, não desenvolve, e não produz fruto.


Assim, as sementes que recebemos de Deus, quando não colocadas em prática em nossa vida, traduzindo aquilo que Tiago fala " da fé morta, que não possui obras..." não traz o que se espera dela.Não há transformação de vida, restauração, salvação....e até aquilo que foi semeado se perde.


O nosso Senhor tem uma expectativa em relação a nós, à nossa vida.Ele mesmo trata de semear em nós, seja através do que é pregado em um culto, uma célula, através de outras pessoas....Ele nunca deixa de lançar as sementes em nós.Mas o que estamos fazendo com as sementes do Senhor?


Temos permitido, recebido e cultivado elas?


Ou elas estão à beira do caminho, da nossa vida....e nada produzem?


Nossa vida é frutífera?


Quantas vezes murmuramos que "nada acontece..."?


Achamos que todos são respo´nsáveis por isso, até mesmo nosso Senhor....quando na verdade, a culpa é nossa!


Então....chega de vivermos "á parte" dos caminhos de Deus!E deixemos que as sementes lançadas produzam seus frutos....a 30,60 e 100 por um!


Pois toda árvore que não produz fruto é lançada fora....


No Messias,


Daniel Ben Iossef

Nenhum comentário: