terça-feira, 9 de junho de 2009

sóbrio???




"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" 1Pe 5.8


Shalom!


Como andar em nosso dia a dia?


É interessante pensar que temos um “adversário”...principalmente porque, graças a Deus, vivemos em um país aparentemente livre de “guerras civis”. Pelo menos, não assim reconhecida (tirando, claro, a guerra pelo tráfico hoje).


E se a Palavra diz que temos um adversário, isto independe de nossa crença, de nossa opinião e até mesmo de cremos em Deus! Mas ele está lá...


E a primeira coisa que aprendemos aqui neste versículo é o “modus vivendi” que devemos possuir – ANDAR SÓBRIOS!


Bom, quando pensamos em alguém embriagado, ou drogado, logo nos reportamos a algumas características:


- a pessoa fica fora de seu estado mental normal;
- ela perde seu senso de direção;
- ela perde o seu raciocínio lógico;
- ela tem sua capacidade de comunicação afetada;
- ela tem o seu convívio social e familiar afetados;
- ela perde a noção de sua verdadeira identidade, ou vive uma fantasia.

Poderíamos enumerar muitas outras coisas, mas estas já bastam para a nossa ilustração. Mas será que podemos andar como “embriagados” mesmo sem ter ingerido nada? Será que, como discípulos do Messias, podemos andar bêbados?

Vejamos...


- a pessoa fica fora de seu estado mental normal : quando estamos em uma depressão profunda, amargurados e vivendo fora da realidade;


- ela perde seu senso de direção : quando não sabemos para onde ir; pulamos de “igreja em igreja”, de culto em culto sem saber qual o caminho tomar, ou qual religião viver...

- ela perde o seu raciocínio lógico: quando vivemos e fazemos coisas que normalmente não faríamos. E depois sentimos o remorso por isso, não o arrependimento.

- ela tem sua capacidade de comunicação afetada: quando o casamento, a relação pai-filho fica comprometida por falta de palavras de amor, de afirmação....não entendemos o próximo, e por ninguém somos compreendidos. Se somos maledicentes, mentirosos...

- ela tem o seu convívio social e familiar afetados: quando a família é afetada, o casamento começa a ruir...

- ela perde a noção de sua verdadeira identidade, ou vive uma fantasia: quando perdemos a noção de quem somos, filhos amados de Deus. Ou vivemos além do que somos, ou aquém do que somos.


Assim, a primeira coisa que temos que analisar é se temos vivido como “bêbados” ou “sóbrios”. Se nossas atitudes se alinham com os preceitos da Palavra, se temos vivido uma vida equilibrada.


E só sendo sóbrio que posso então vigiar, pois tenho a minha mente sadia, e meu espírito conectado com a fonte da Vida: Jesus!


Além disso, aprendemos aqui o método pelo qual o adversário procura nos tragar: pelo nosso modo de vida.


Aprendemos isso quando, ao ler o texto original, encontramos a palavra grega “peripateo”, que foi traduzida por “andar em derredor”.


Exatamente como foi desde a queda do primeiro casal, o adversário procura em nossa própria vida, nosso comportamento, o necessário para nos destruir.


E o fato de sermos ou não destruídos depende exclusivamente de como vivemos nosso dia a dia: sóbrios ou embriagados com as coisas deste mundo.


E você...como tem andado???


No Messias,


Daniel Ben Iossef

Nenhum comentário: