quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Toma teu leito e anda...



"Depois disto, havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos: cegos, mancos e paralíticos, esperando (aguardando) o movimento das águas.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me meta no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma teu leito e anda."
Jo 5.1-8


Shalom!


Encontramos aqui Jesus em uma situação muito peculiar...sim, não era a primeira vez que Ele encontrava um enfermo. Mas o que é sui generis é a atitude do paralítico. A mesma que muitas vezes nós temos.


Em primeiro lugar, Jesus se aproxima dele, e vendo a necessidade, pergunta:


Quers ficar são?


No texto original, em grego, a idéia que Mateus quer expressar é : tens o desejo de gerar/dar a luz à saúde integral?


Interessante...Jesus detecta a real necessidade daquele homem...e ao mesmo tempo, o traz para que participe do processo de cura. A palavra usada por saúde, ou cura, é hygios, que traz o conceito de uma cura integral, não apenas física. E Jesus realmente sabia do que estava falando. Observe a resposta do homem:


Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me meta no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. v.7


Impressionante! Jesus lhe oferece a cura, e tudo o que ele faz é reclamar da vida! E quantas vezes nós fazemos o mesmo?


- Senhor, não tenho ninguém que fale comigo da igreja, no trabalho....

- Senhor, não tenho ninguém que me entenda...

- Senhor, eu sou tão bom, mas coisas boas não acontecem comigo...


E Jesus ali, pronto a nos ajudar. Mas tudo o que lhe respondemos são nossas queixas, reclamações...e nào precebemos a cura que está à nossa disposição!


Jesus sabia que aquele homem precisava de algo além da cura física...ele precisava de uma cura emocional, espiritual - uma cura integral! E é exatamente isso o que Ele oferece! Mas observe...para que a cura se manifestasse, era necessário que a postura daquele homem fosse modificada. E por isso, Jesus lhe dá uma ordem:


- Levanta-te (egeiro), toma teu leito e anda (peripateo). v.8


Mais uma vez, vamos lê-lo conforme a idéia que o texto original quer mostrar:

"Desperta para a vida, retira o leito do teu caminho, e ande com uma nova conduta de vida!"



Aí sim , aquele homem entendeu o que Jesus estava propondo...e ele resolve parar de se queixar, e se levanta!


Quando ele mudou sua postura, recebeu a cura!


E é isso o que temos que fazer: mudar a nossa postura, parar de "lamber as nossas feridas"e andar! Viver!


A cura foi tão impactanteem sua vida, que mais tarde, ao ser questionado por um grupo de legalistas, ele não se senta para reclamar da vida, mas afirma com segurança: " Ele mandou eu levantar, e eu o fiz!" (paráfrase minha)!


Mais uma vez, impressionate!


E aqui, paramos para pensar...o que impede que agora, no momento em que você lê estas linhas....de levantar e andar?


De sair da doença...e andar em saúde?


De sair do conflito...e andar em paz?


De sair da pobreza...e andar em suficiência?


Toma o teu leito...e anda!


No Messias,


Daniel Ben Iossef

Nenhum comentário: