sábado, 26 de junho de 2010

Uma só carne parte 1


“Portanto deixará [soltará] o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á [apegar-se, grudar-se, ficar junto de – junta, solda] à sua mulher, e serão uma só carne” Gn 2.24
 
Qual o maior inimigo de um casamento?
Como você responderia a esta pergunta?fomentar as respostas diversas: dinheiro, falta de tempo, filhos, vida profissional, vida social, ativismo diverso (igreja, clubes, esportes, etc).
Qual o principal agente de destruição de lares hoje?
Traição, violência domestica, dificuldades financeiras, dificuldades de comunicação, falta de diálogo, desequilíbrio da divisão de tarefas, entre outros.
Mas haverá uma causa comum a tudo isso?
Há uma origem comum a tudo isso?
Há um texto interessante que diz:
“o meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” Os 4.6
Não por nenhum dos problemas acima listados, ainda que reais e presentes, mas pelo desconhecimento. Mas que conhecimento é este, o qual ignorado atrai a destruição?
Para compreendermos a profundidade disso, e sua aplicação para nós, é necessário compreender o plano original de Deus para o homem.
Muitas das respostas que tanto necessitamos podem ser encontradas ao estudar o início de tudo, ou o estado do homem antes da queda.
Qual era então o plano original de Deus para o casamento?
Vejamos o relato bíblico:
 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”. Gn 1.26
Nosso Deus é um ser relacional. Desde a criação de todas as coisas, Deus sempre quis estabelecer um elo de amor com a criação, através do relacionamento, tendência esta presente também no homem, desde que ele foi feito alma vivente.
Mas observe as bases pelo qual o relacionamento com o próximo deveria estar: o AMOR. É dado ao homem o domínio sobre todas as coisas, menos sobre seu semelhante. Portanto, o relacionamento deve estar pautado no AMOR, e não no controle e na manipulação. Os que ignoram este princípio procuram usar de subterfúgio na obtenção daquilo que querem - seja manipular a esposa para trocar o carro, seja a esposa usar o sexo como arma para conseguir o que deseja de seu marido.
Desde o principio, a vida humana seria fundamentada na relação: primeiro com Deus, depois com a criação...e num terceiro momento, com mais alguém...
Vejamos o relato bíblico:
“E disse o Eterno Deus: “Não é bom que o homem esteja só [por si mesmo]; far-lhe-ei uma ajudadora [apoio] frente a ele”.” Gn 2.18
Entretanto, num primeiro momento o homem viu-se só e, na ocasião onde ele dá nomes aos animais, sua condição até então solitária é reconhecida. Enquanto ser humano, mesmo desempenhando a função dada por Deus e tendo comunhão com Ele, uma parte de si mostrava que ele estava incompleto: não havia alguém de sua natureza no qual a relação e comunhão pudesse ser partilhada.
Vale ressaltar aqui a visão de Deus a respeito do homem: que não é bom que o homem esteja só. E o que seria estar só na perspectiva de Deus?
Estar só, ou por si mesmo, significa viver uma condição de andar segundo seus próprios desígnios, pensamentos ou caminhos. É externar uma vida baseada no eu, não tendo em vista a condição do outro.
E isto tem uma profunda implicação no diálogo presente no casamento. Ou nos relacionamos com EU-ISSO, ou com EU-TU.No diálogo EU-ISSO, a satisfação está centrada no EU, enquanto EU-TU o foco está no próximo, ou em nosso caso, no cônjuge. Ou casamos para sermos felizes, ou para fazer nossos cônjuges felizes. Há uma grande diferença nesses dois conceitos, com uma vivência bastante diferente. Se eu me casei para minha felicidade, o foco está em mim, ao passo que procurar satisfazer meu cônjuge propicia uma troca de vida intensa, onde ambos partilham da vida em comum.
Portanto, na concepção do Criador, é bom para o homem que haja alguém ao seu lado, compartilhando sentimentos, percepções e projetos. E quem seria essa pessoa a se unir com o homem em seu caminho de vida?
A resposta: Uma ajudadora.
E é importante ressaltar a posição que Deus coloca esta ajudadora: frente ao homem. Qual o motivo?
Estar frente ao homem, é ser o foco do seu marido, seu primeiro foco de atenção. É importante ressaltar que o homem, por sua natureza, é atraído pelo que vê. Portanto, nada mais natural que Deus coloque a mulher exatamente nessa posição, em frente aos olhos.  E isso não se refere apenas a uma posição física, mas sim a um posicionamento com um profundo aspecto prático. A mulher deve ser a primeira coisa que o homem deve olhar, antes de dar o primeiro passo. Isso significa que, antes de realizar qualquer projeto, de adquirir qualquer coisa, o homem tem que primariamente ver se o projeto envolve sua esposa, se ela está inserida no contexto do plano marital. Perguntas como essas devem ser então respondidas: “será mesmo que é hora de trocar o carro? Será hora de investir naquele negócio? Será essa a hora de comprar ou vender?”. Uma postura como essa, com certeza, evitará uma série de problemas! E mais ainda, auxiliará - e muito - no projeto que Deus tem para cada casal.
Retornando ao texto, vemos que o primeiro homem entendeu perfeitamente esse conceito quando, ao dar nomes aos animais criados, sente a falta da ajudadora... frente a ele! Observe:
“E chamou o homem os nomes a todo quadrúpede e a toda ave dos céus e a todo animal do campo e para o homem não achou uma ajudadora frente a ele.” Gn 2.20 (grifo nosso)
Até aqui, aprendemos a posição original em que deve estar a mulher na relação que é o casamento. Vimos também que a relação deve ser baseada no amor e no diálogo. Mas ainda podemos aprofundar um pouco mais sobre a relação dentro do casamento entre marido-mulher:
Diz o texto:
“Portanto deixará [soltará] o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á [apegar-se, grudar-se, ficar junto de – junta, solda] à sua mulher, e serão uma só carne” Gn 2.24
A palavra carne em hebraico é bassar, que traz a conotação de corpo e alma (pensamentos, emoções, desejos), não apenas do corpo físico. Portanto, Deus estabelece uma união de pensamentos, atitudes e interesses que vai muito além da intimidade sexual. O casamento idealizado por Deus envolve uma parceria, uma “sociedade”, onde ambos, homem e mulher, focam o mesmo objetivo e trabalham com o mesmo alvo, construindo uma “sociedade” com fundamentos sólidos – alicerçados na Palavra de Deus. As atitudes se confundem e se fundem em uma única entidade espiritual – A FAMÍLIA.
Mas o que é ser UM SÓ? A mesma palavra é usada em dois textos bastante significativos para a nossa fé:
“Ouve, ó Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é UM” Dt 6.4
שְׁמַע יִשְׂרָאֵל יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד
“eu e o Pai somo UM” Jo 10.30   
אני ואבי אחד אנחנוּ
Esta palavra Echad  (אֶחָד )faz menção a uma união poderosa, trazendo o conceito de diversidade dentro da unidade.
Ou seja, este um que agora se tornou o homem e a mulher, unidos pelo casamento, tem uma profunda implicação que difere e muito do que é comumente visto e crido pela sociedade em geral.
Esta UM do casamento pressupõe duas diferentes personalidades, sentimentos e vontades, mas num ambiente de profunda unidade. 
Mais ainda: podemos ver na relação de Jesus com o Pai o tipo de relação ideal a ser vivida no casamento. 
Mas isso é um assunto para o próximo post....

Daniel Ben Iossef


Um comentário:

Eric Jóia disse...

PArabéns pelo Post. Passei aqui para dar um alô.

Beijo grande meu maninho.