segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A glória do comum

Quanto vale a sua atenção?

Qual o valor de 30 segundos de sua vida?

Pode-se pensar em valores irrisórios, ou mesmo nenhum...afinal de contas, estamos falando de 30 segundos! Mas se pensarmos no orçamento destinado a publicidade todos os anos, iremos constatar que 30 segundos de nossa atenção são valiosíssimos! Se atualmente tanto valor é dado à ela, porque nós mesmos não lhe damos a devida importância?

Certa vez Jesus afirmou que: "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão tais trevas!" Mt 6.22,23

O contexto original deste discurso está relacionado à avareza - olhos bons referem-se a uma pessoa doadora, e olhos maus a um avarento - mas podemos extrair daqui um princípio relacionado à maneira de compreender a realidade que nos cerca: o modo como vejo a realidade à minha volta determina como ela é. Como o princípio da visão é altamente significativo para o ser humano, podemos começar a compreender o motivo de uma boa parcela do orçamento das empresas serem empregados na propaganda - nos últimos tempos, principalmente a visual. "Uma imagem vale mais que mil palavras" parece ser o mote das campanhas publicitárias em geral. Entre numa farmácia, por exemplo. O que veremos ali? Imagens de pessoas tranquilas, de bem com a vida... às vezes, isso já basta para a dor de cabeça ir embora! De qualquer modo, nossos olhos estão sempre saturados das mais diversas imagens, nas mais diferentes formas.

O maior impacto disso se vê no déficit de atenção da atual geração. A velocidade de informações obtida pela internet (alguém ainda passa horas consultando os livros da Barsa?) nos tornou distraídos...não temos mais paciência de ouvir um discurso, uma pregação que demore um pouco mais, e muito menos de focar no que é relevante.

Estamos vivendo um tempo de distração.

Há uma luta intensa pela nossa atenção, e nós nem ao menos percebemos isso. Uma das maiores perdas neste processo é que não conseguimos discernir as oportunidades de Deus...

Kairós retratado num afresco do séc. XVI
A maioria de nós, cristãos, talvez espere acordar com um coral de anjos, ver os céus abertos no café da manhã e talvez, quem sabe, ser arrebatado ao terceiro céu quando chegar o kairós de Deus em nossas vidas. Mas não é assim que as coisas funcionam (ainda que preferíssemos...). A grande questão é que as oportunidades de Deus estão muitas vezes disfarçadas nas coisas mais comuns de nosso dia a dia... Poderíamos imaginar que um banho, uma árvore, um ato de generosidade poderiam mudar a trajetória de uma vida?

Certamente não...pois andamos distraídos demais para perceber isso! Mas ouse pensar em coisas comuns sendo transformadas em extraordinárias! Aliás, nosso Deus é especialista nisso: em transformar o comum em extraordinário!

"Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes;" 1Co 1.27
O comum se tornando extraordinário - vejamos algumas ações do Senhor nas coisas mais triviais da existência humana:

Fato 1 - a cura de Naamã (2Rs 5.1-17)

Naamã era um general das forças Sírias. Alguém para o qual todos olhavam e esperavam as ordens...imagine a situação deste homem. Ser o centro das atenções onde quer que chegasse...e sofrer de lepra! Uma enfermidade que atingia em cheio sua aparência - seu cartão de visitas por onde quer que fosse. Um certo dia, uma serva judia fala a ele de um certo profeta de Israel o qual Deus usava para operar milagres...quem sabe desta vez alguma coisa, enfim, pudesse dar certo? Poder novamente mostrar-se como era sem reservas e olhares de repulsa? Por que não tentar? O que tenho a perder? Bom, ele resolve ir...enche sua caravana de presentes e vai direto ao rei de Israel que pensa tratar-se uma armadilha para dar ocasião à uma invasão síria... - "por acaso estás de brincadeira, Naamã? Sou eu Deus para vivificar você?" - responde o rei israelita. Mas o profeta Eliseu acaba sabendo do fato e manda chamar o general...

A narrativa continua e Naamã chega à casa de Eliseu, que envia um mensageiro ao general e o manda tomar um banho no Jordão! Imagine o que deve ter pensado Naamã... como se já não bastasse a vergonha de esconder-se por causa da lepra, o rei de Israel nem o recebe, muito menos o tal profeta? Chega desta brincadeira! Felizmente, seus servos o trazem de volta à razão e o convencem de que nada teria a perder ao obedecer Eliseu...era só um banho!

O final da história? O general pagão é curado converte-se a Deus, tornando-se um missionário na Síria. Que banho poderoso esse!

Naamã foi em busca de uma cura, encontrou uma oportunidade e voltou para casa com um novo coração!

Fato 2 - Zaqueu (Lc 19.2-10)

Zaqueu era um homem rico de Jerusalém que, certo dia, ouviu falar do novo rabino que pregava e dizia ser o Messias de Israel. Então, ao saber que Jesus estava em Jerusalém, ele vai atrás e procura ao menos ver aquele homem. Ele aproxima-se de uma multidão e, tendo sua visão impedida por ser de baixa estatura, uma decisão rapidamente preenche sua mente ao ver uma árvore no caminho: subir ou não subir na árvore? Preservar-me ou deixar de lado a etiqueta e finalmente conhecer o Mestre?

Zaqueu foi saciar sua curiosidade, encontrou uma oportunidade e trouxe salvação para si e sua família!

Havia uma multidão com Jesus, mas Ele entra na casa daquele que aproveitou a oportunidade!

Fato 3 - Rebeca (Gn 24.15-27) 

Abraão, preocupado em propiciar um bom casamento a seu filho, envia seu servo à terra natal para, no meio de seu povo, buscar uma esposa para Isaque. No caminho, o servo de Abraão ora a Deus e pede um sinal de qual seria a escolhida pelo Senhor para ser esposa do filho de seu patrão.


O interessante é que o sinal não foi algo sobrenatural, mas um gesto de gentileza em meio à rotina das mulheres. E Rebeca, no meio de seus afazeres diários, ao ir trazer água para seu lar, oferece ajuda àquele estranho e, por causa disso, entra na linhagem do Messias e se torna mãe de nações! Tudo por causa um um gesto de gentileza no meio de sua rotina diária...

Rebeca foi fazer um serviço doméstico, encontrou uma oportunidade e tornou-se precursora do Messias!

Perceba... as maiores bênçãos de Deus embaladas em nosso dia a dia...
 
Aliás, é de impressionar como o comum fazia parte da vida de nosso Salvador:

- Ele nasceu em uma noite comum. Apenas alguns pastores puderam ver algo de sobrenatural. Os importantes e figurões da época continuavam dormindo como se fosse uma noite como outra qualquer.

- Ele nasceu numa estrebaria; não num hospital de referência, cercado pela imprensa e com fotos nas principais revistas de fofoca de Jerusalém.

- Ele passou a infância e a adolescência como uma criança e um jovem comum - a Bíblia nada relata destas épocas da vida de Jesus.

- Sobre sua aparência, pense em como deve ter parecido o Mestre...não, nada das vestes de senador romano e cabelos loiros, olhos azuis...sim, isso mesmo: uma pessoa comum. A única descrição dEle fisicamente é encontrada num texto de Isaías (que nem o viu, pois escreveu sob inspiração divina...curioso isso, não?):

"Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos para que o desejássemos" Is 53.3

- para seu grupo de discípulos, Ele não escolhe os eruditos da época, nem os atletas ou guerreiros, mas homens comuns que estavam trabalhando em empregos comuns.

- Ele não vivia com o carro do ano, nem nas festas da sociedade e nem usava roupas da última moda, mas afirmava que:

"As raposas têm covis, e as aves do céu tem ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". Mt 8.20

Seu legado para nós?

Ele não deixou templos construídos, nem herança, posses ou monumentos...não, nenhum retrato como conquistador.

Apenas um livro preto, sem figuras...aparentemente comum, mas na verdade, a Palavra que nos traz a vida eterna, o livro mais importante da história da humanidade!

Se você sempre teve problemas por se achar comum demais, nunca mais pense que isso é pouca coisa. Na realidade, é tudo o que Ele precisa para que Seu Nome seja glorificado!

Soli Deo Gloria, 

Daniel

Nenhum comentário: