quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Quando o problema é alguém que vemos nos espelho...

Existem certas coisas que nos deixam perplexos e ansiosos. Frequentemente somos levados pelo nosso próprio ponto de vista e analisamos situações e pessoas a partir do que julgamos ser certo ou errado.  Isso é de certa forma normal, pois nossa natureza caída e egoísta nos faz "funcionar" de acordo com ela na grande maioria das vezes. Tanto que apenas aqueles que nasceram de novo tem a real capacidade de discernir isso e poder escolher um outro caminho...

Porém....

Todo cristão está num processo de ser transformado à imagem do Filho de Deus (Rm 8.29) e, portanto, há uma dinâmica sempre presente em sua vida. O ponto crucial é que esquecemos disto... lembramos sim de um sermão, palavra ou situação onde "outros" deveriam estar presentes e receber aquilo...mas nós não. Frequentemente. Aí reside o "x" da questão. Afinal de contas, o problema são os outros mesmo....ou seremos nós?
Você já questionou o que há de errado quando ora por alguma situação e esta não muda?

Vejamos o que a Bíblia tem a falar sobre isso:

Disse o Senhor a Moisés: Entra a Faraó, pois Eu endureci o seu coração e o coração dos seus servos, para que eu manifeste estes meus prodígios no meio deles, e para que contes aos ouvidos de teus filhos e dos filhos de teus filhos que coisas tenho feito no Egito, e os meus prodígios que tenho feito no meio deles; a fim de que saibais que Eu sou o Senhor.
Êx 10.1,2

Interessante o paradoxo encontrado aqui. Deus envia Moisés para libertar o povo da escravidão no Egito, e ao mesmo tempo afirma a ele: "Seguinte, Moisés. Você vai lá diante de Faraó e diga a ele para libertar o meu povo. Mas ele não vai concordar com isso, pois eu endureci o seu coração com relação a você e seus irmãos...".

Estranho, não é? Imagine-se no lugar de Moisés por um momento..."Como?!? Ir falar com ele, sabendo que ele não vai ceder de jeito nenhum, pois o Senhor mesmo irá fazer agi-lo assim? Que perda de tempo é essa? Será que ouvi direito?

O que você pensaria? Certamente poderíamos cogitar muitas coisas, mas o fato é a narrativa afirmar o endurecimento do coração do monarca e a ordem para ir confrontá-lo mesmo assim. Qual a motivação por trás deste ato?

O texto segue explicitando o motivo: para que eu manifeste estes meus prodígios no meio deles...é importante ter em mente aqui a soberania de Deus, e que Suas atitudes nunca são impensadas ou alheia à algum propósito. Não sei para você, mas para mim é um motivo de descanso na alma poder confiar na graça e no poder de nosso Deus...deste modo, os sinais teriam um efeito poderoso na mentalidade do povo. Mas que povo? Naturalmente pensaríamos nos egípcios, não é? Mas não se apresse....sigamos mais um pouco no texto, e descobriremos sobre quem repousava o alvo de Deus...

"...para que contes aos ouvidos de teus filhos e dos filhos de teus filhos que coisas tenho feito no Egito, e os meus prodígios que tenho feito no meio deles; a fim de que saibais que Eu sou o Senhor." Êx 10.1,2

Percebeu o alvo aqui? Os Israelitas! Eles sempre estiveram diante dos "olhos" de Deus...e tudo aquilo tinha como objetivo mudar a maneira de ver a vida e a Deus! Provavelmente não notamos isso numa leitura rápida...mas o fato é que o motivo de Deus endurecer o coração de Faraó e dos egípcios era trabalhar no coração dos israelitas. Grave bem isso em sua mente.

Afinal de contas...
Com quantos corações endurecidos você já se deparou? Teve que relacionar com eles? No lar, no trabalho, no rol de amigos...nas mais diversas ocasiões e circunstâncias somos confrontados com isso. E o que fazemos? Oramos para que os outros mudem de atitude, não é? Partimos do velho princípio de que nós estamos certos, e o mundo, errado...

Deus queria incutir na mentalidade do povo uma nova cultura. Tenha em mente o fato de terem nascido escravos, condicionados a um comportamento passivo diante da vida. Como você imagina que era a educação das crianças, da próxima geração, naquele meio? Não me admira o fato de terem perecido no deserto pela incredulidade...aliás, já vemos aqui um vislumbre disso no fato das gerações seguintes entrarem na promessa. Mas o ponto a ressaltar aqui é a responsabilidade delegada aos pais de, após testemunharem o livramento miraculoso e experimentar servir ao Deus vivo, de ensinarem seus filhos a respeito deste Deus - uma espécie de home-schooling primitivo...interessante...

Isso nos leva a meditar num ponto: que tipo de discurso nossos filhos ouvem em casa? Tem eles ouvido a respeito das obras e da graça de Deus, ou apenas a murmuração a respeito da igreja, do trabalho, das outras pessoas? Que tipo de cultura criamos para a próxima geração? O quanto da rebelião de nossos filhos não é fruto de lábios ingratos e mentirosos dos pais nos lares? E claro, a culpa sempre é dos outros...

Saiba de uma coisa: se oramos por determinada situação e ela não muda, talvez que deva mudar somos nós! Sim, Deus ainda endurece o coração de pessoas ao nosso redor no intuito de nos humilhar e nos moldar à imagem de Cristo.

Para aquela geração, dez pragas foram suficientes em demonstrar quem Deus era, quem eles eram, e a quem serviam...a lição, de fato, foi absorvida. , você pode perguntar, mas eles não morreram no deserto? Não foram rebeldes e de coração duro? Sim. Mas seus filhos herdaram a promessa, por confiarem que o Deus da libertação da escravidão de seus pais era o mesmo que os levaria à vitória da conquista da Terra Prometida.

Para terminar, deixo aqui uma pergunta:

Quantas "pragas" são suficientes para ensinar a você o fato de que precisa mudar? Até que ponto a dureza dos outros não é reflexo da dureza de seu coração?

Solideogloria

Daniel

Nenhum comentário: