quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Fé ou fidelidade?


"... o justo viverá pela fé" Rm 1.17
Shalom!
Como temos vivido a nossa fé?
É interessante observar este texto, tão pregado e falado no meio cristão: o justo viverá pela fé.Mas o que isso significa?
Em primeiro lugar, aqui Paulo está fazendo uma citação do profeta Habacuque (2.4), onde a palavra usada para fé é "emuná" em hebraico, que tem o sentido mais correto de fidelidade.
Sendo assim, teríamos a expressão....o justo viverá pela fidelidade.
Você concorda que isso muda muita coisa?
Em primeiro lugar, a salvação é recebida pela !Fé no Messias de Israel, Yeshua, redentor da humanidade.Aquele que por Seu sacrifício nos deu a oportunidade de vivermos uma vida diferente, livre de vícios, prisões na alma e de paz em meio a tempestade.
Aquele que nos deu uma razão para viver.
E isso sim, recebemos pela fé.
Esta nova vida é o Evangelho, as boas-novas.
Vale ressaltar uma coisa: o cristianismo é a única "religião" do planeta onde "vou para o céu" não por méritos próprios ou sacrifícios, mas por aceitar o "meu sacrifício" feito por outro, Jesus.Assim sendo, posso viver feliz por ser aceito pelo que sou, e não pelo que faço ou deixo de fazer.Assim, temos pessoas agradecidas por receber algo que não tinham merecimento, e não arrogantes que "vão para o céu" por causa das suas atitudes e obras.
Em todas as outras, em muitas "religiões" precisamos ter a atitude certa, as palavras certas, peregrinações certas...ou estamos fora!
Não sei qual a visão que o leitor tem do Evangelho, mas ele não é nada parecido com o que vimos muitas vezes dentro das quatro paredes dos templos....o Evangelho é novidade de vida, a possibilidade de um recomeço, é viver a identidade e a realidade de quem eu sou, sem máscaras....e saber que sou amado por Deus assim!
Jesus não veio fundar "religião" alguma....mas resgatar o que se havia perdido: a comunhão dos homens com o Seu Criador!
E para isso tudo.....é necessário fé!
Mas onde estra a fidelidade?Bom, a resposta está no que Paulo fala acima....somos salvos pela fé, mas vivemos pela fidelidade!
Fidelidade aos princípios do Reino, à Palavra do Rei, à Sua vontade.De nada adianta aceitarmos aquilo que Jesus fez por nós, mas ignorarmos à Sua Palavra, pois esta mostra quem Ele é.Fidelidade a quem somos, e aos princípios de vida que almejamos para a nossa família, nossa sociedade.
Por acaso, podemos dizer que conhecemos alguém, ou mesmo que amamos nosso cônjuge, e ignorarmos o que a pessoa nos fala?Pois a base de qualquer relacionamento está na comunicação...e isso vale para nosso relacionamento com Deus!
E então...temos sido fiéis a Deus?
Temos vivido a "Emuná" - fidelidade?
No Messias,
Discernidor

Nenhum comentário: