sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Jonas, Jonas.....




"Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim."




Shalom!


Este texto é muito valioso, com muitas lições práticas para a nossa caminhada diária com o Senhor...


Todos os dias, nos deparamos com situações das mais diversas, e muitas vezes, não sabemos como agir.Por isso, uma leitura mais atenta à história de Jonas elucidará muitas questões que por vezes, rodeiam a nossa maneira de caminhar com o Senhor.


Em primeiro lugar, observamos que Jonas recebe uma palavra, uma direção do Senhor.E esta direção vem antes da ação...ou seja, em primeiro lugar, ante a qualquer coisa, devemos pergutar:


"Senhor, qual a tua vontade nesta situação?Como queres que eu aja?"


Daqui vemos a importância de uma leitura da Palavra....é nessas horas que o Espírito Santo nos faz lembrar das palavras certas, e faz com que tenhamos a direção certa, o prumo para tomar as nossas decisões.


Assim sendo, primeiro OUVIR, e depois AGIR!!!


Em seguida, depois de ouvir, recebemos a PERSPECTIVA DE DEUS....


Interessante como o Senhor se refere à Nìnive....grande cidade.


É muito diferente de dizer "Cidade grande".Aqui temos um adjetivo de tamanho, enquanto no primeiro caso, temos um adjetivo de qualidade.Apesar de o Senhor estar prestes a julgar aquela cidade, Ele vê o potencial daquelas vidas, e os ama....por isso, Ele envia Jonas para pregar o arrependimento.


Confirmamos a visão que o Senhor tem de Nínive neste texto:


"e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais? " Jn 4.11


Era assim que o Senhor via aquela cidade....os via perdidos, sem diferenciar a mão esquerda da direita.Quantas coisas, pessoas, relacionamentos não deixamos para trás, por não ter a perspectiva de Deus?Não ter a sua visão?Por mais que pensemos que algo não tem mais jeito, para o Senhor, nada é impossível...


Continuando, sabemos que Jonas desobedece ao Senhor, toma a direção contrária de Nínive, ruma para Társis, e no meio da viagem se levanta uma tempestade que coloca em risco a vida do profeta e dos marinheiros que estavam com ele.


Observemos o texto:


"Então, lhe disseram: Declara-nos, agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual a tua terra? E de que povo és tu?" Jn 1.8


É tremendo o modo de Deus agir....Ele fala través dos marinheiros a Jonas, e o faz lembrar: "Qual é a tua ocupação?" - qual a tua posição, Jonas...o que fazes aqui?


Assim, Jonas é confrontado com sua rebeldia, declara a sua culpa, e pede que seja jogado no mar....


Num texto anterior, no meio da tempestade, Jonas dormia profundamente....


É assim que acontece quando estamos fora da posição: dormimos, enquanto atraímos a morte não só para nós, mas para os que estão ao nosso redor.


Precisamos acordar!!!!


Qual a sua posição?Como marido, esposa, filho, discípulo de Jesus...estamos na posição?Temos ouvido....e depois agido?


Quantas situações adversas por tomarmos decisões preciptadas....



Que neste dia, possamos tomar a decisão de obedecer ao Senhor, ouvir a Sua voz, ser tardio do agir....e ir ao lugar certo, levando a vida de Deus, e não a morte de uma vida vazia e distante dos propósitos do Senhor!


Um ótimo fim de semana a todos,


Daniel Ben Iossef

Nenhum comentário: