sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sabedoria e praticidade...




"A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho..."Pv 14.8a


Shalom!


O que vêm à sua mente quando você pensa na palavra sabedoria?


O que é para você uma pessoa sábia?


Na maioria das vezes, pensamos em alguém que é sábio apenas como uma pessoa que possui um vasto conhecimento das escrituras, ou domina um assunto qualquer.Alguém que muitos param ( e às vezes, até pagam) para ouvir.


Pois bem...a palavra sabedoria no hebraico é "Hochmâ" - lê-se "Rorrimâ", que tem o sentido de atitudes práticas, realizadas no dia-a-dia, relacionadas com a vontade soberana de Deus.Ou não.


Assim, observamos que, diferente do contexto greco-romano que muitas vezes estamos acostumados, a sabedoria no pensameto hebraico não é algo etéreo, mas sim, atitudes práticas.


Aquilo que sei de Deus, e o traduzo em ações.Como diz Tiago, uma fé que não é morta, pois é acompanhada por obras.


Então...o quanto temos sido sábios?


O quanto temos vivido a prática da Palavra de Deus?


Deixe eu te dizer algo...........o Messias, Jesus, não veio para salvar a sua alma....


Ele veio para salvar a nossa existência!Aqui e agora!E isso inclui a nossa alma, nosso coração, nossas emoções, relacionamentos, e tudo o que envolve o aspecto humano de SER HUMANO!


Somos sábios?


Temos entendido e compreendido o nosso próprio caminho?


Aqui, a palavra caminho é "Dérech" - que significa o modo como alguém se comporta, ou o comportamento humano.Nossa atitudes e nosso modo de viver.


Assim, o quanto de sabedoria tem estado presente em nosso caminhar diário?


Temos realmente compreendido os passos que damos nesta terra?E mais do que isso, temos escrito nossa própria história, ou vivido a história que o Senhor escreveu para nós?


Seja sincero consigo mesmo, e responda a estas perguntas....e que possamos nos tornar cada vez mais sábios, em nosso proceder e em nossas atitudes - refletindo a Palavra de Deus, que vive em nós!


No Messias,


Daniel Ben Iossef

Um comentário:

Anônimo disse...

Shalom!

Apreciei neste dia a profundidade deste assunto,me maravilhei e encontrei respostas do que procurava,Que o eterno te abençoe grandemente!!!!!