segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Você foi criado para resolver problemas!




“E os abençoou Deus e disse a eles Deus: frutifiquem, tornem-se numerosos [aumentem] e sejam plenos na terra, subjuguem [mantenham sob controle] e dominem os peixes das águas, e as aves dos céus e por sobre todos os animais que rastejam sobre a terra.” (Gn 1.28)

Shalom!


Você tem fugido dos problemas, ou os enfrentado e solucionado?


No texto acima citado, vemos que o plano original de Deus era que o homem, ao ser criado e colocado neste planeta, aumentasse sua descendência e que mantivesse sob controle a criação.


Interessante porque no texto acima o o ponto inicial do plano de Deus para o a vida do homem na Terra: aumentar (multiplicar-se), ser pleno e manter a criação sob controle.


Naturalmente, o h0mem começou a multiplicar-se...mas e quanto ao restante do plano?


O homem deveria, então, ser pleno sobre a face da terra. Ser pleno significa ter todas as áreas de sua vida cheias da presença e da plenitude de Deus. É a verdadeira prosperidade bíblica: uma boa vida financeira, um casamento saudável, filhos em sujeição, bons relacionamentos, uma vida espiritual madura, em intimidade com o Criador.


Subjugar, ou manter sob controle no original hebraico, se traduz em uma consciência de que o homem é parte do sistema bio-ecológico, e não apenas um observador neutro que interfere no processo natural sem que este sofra dano. Significa que é responsabilidade natural do homem de gerir os recusos naturais que lhe estão disponíveis.


Assim, qualquer que fosse a situação, o homem estaria apto a resolver e administrar todas as questões que envolvessem a criação de Deus. Vemos isso quando Deus coloca frente ao homem todos os animais criados, a fim de que estes fossem catalogados. E podemos aqui vislumbrar o caminho que Deus planejou para que o homem adquirisse o conhecimento natural das coisas – sendo um fiel mordomo do Senhor. E o próprio Criador iria passo apasso ensinar o homem a ser um bom administrador.


Este seria o caminho natural para que o homem fosse “pleno na terra, a subjugasse e a dominasse”. Mas a serpente ofereceu-lhe um outro caminho, um “atalho” que trazia junto de si um preço muito alto.


Sabemos que o preço da queda foi a vida do Filho de Deus, Jesus - que morreu por nós para que hoje possamos viver a plenitude do plano original do Criador - sermos bons administradores de tudo o que Deus criou.


E você, tem sido um bom administrador dos recursos que o Senhor lhe deu? Tem administrado bem seu casamento, seus relacionamentos, sua vida espiritual e suas finanças?


Que possamos buscar, dia a dia, a sabedoria (conhecimento) que vem do Alto, e sermos plenos em todas as áreas de nossas vidas.


Afinal, nascemos como administradores naturais, como imagem e semelhança do Criador. E é natural para o homem criar, assim como enfrentar situações adversas e sair-se vitorioso.


No Messias,


Daniel Ben Iossef

Nenhum comentário: