sexta-feira, 27 de junho de 2008

Soberania ou manipulação?



Shalom!

Muitos confundem soberania com manipulação.Deus é soberano, mas não manipula...e o não entendimento desta diferença tem feito com que muitos cristãos não consigam, mesmo inconscientemente, confiar em Deus de todo o seu coração.

Mas o que seria a soberania e a manipulação?Na realidade,podemos conceituar manipulação como " ato de governar por meio de um poder manipulador que força as pessoas a se conformar com a vontade daquele que está no controle.Exclui-se a escolha de outros e reconhece-se apenas uma vontade: a daquele que está manipulando".Ou seja, Deus não se importa com o que sinto, ou comigo...

Ele faz o que quer, ou deixsa de fazer, e pronto!Entendemos a soberania como " direito exclusivo de posse.Ser a mais alta autoridade, sem submeter-se a nenhuma autoridade mais elevada.Governar por meio da delegação de autoridade, oferecendo escolhas com as respectivas conseqüências".Sabemos que o Reino de Deus e o reino das trevas têm objetivos diametralmente opostos(Jo10.10 ; 1Jo3.8).

E nosso Deus, deu-nos autoridade sobre a terra (Gn1.26-28), mas - Deus reteve o poder, a soberania sobre todas as coisas.E isso é muito importante que lembremos.Portanto, fica claro que o objetivo de satanás é nos fazer acreditar que Deus manipula todas as coisas - diferente de Ele ser soberano.

E quando acreditamos nesta mentira, facilmente acreditamos que as coisas ruins que acontecem ( feitas pelo diabo, ou em conseqüência de vivermos em um mundo decaído) são porque Deus foi omisso, "não fez nada" para impedir, etc...e isso têm impedido muitos de nós de termos uma comunhão mais plena com o Pai, pois ninguém entrega sua vida à alguém em quem não confia...não é mesmo?

Um exemplo clássico vemos em Jó, que tinha imagens falsas a respeito de Deus (Jó9.16-23), além de si mesmo e de sua justiça própria (Jó 13.1-3 ; 13-18).Finalmente, Jó se arrepende, e vê que Deus sempre esteve com ele...e é assim que devemos enxergar o Pai!!!

Mas porque acreditamos em mentiras, e não conseguimos confiar em Deus?Por que acreditamos, quando crianças, que Deus estava controlando tudo e, por isso, o responsabilizamos pelo mal que aconteceu (ou acontece) conosco.

O que devemos, então, fazer para estabelecer a verdade em nossas vidas?Em primeiro lugar, substituir a mentira pela verdade. Em 2Sm 4.4; 9.1-8, vemos a história de Mefibosete e Davi - um quadro do coração de Deus e de sua aliança conosco. Deus nos ama pelo que somos, e não pelo que fazemos ou deixamos de fazer.

Nosso valor está em NÓS, e não em nossas "obras".Nada do que passamos pode se comparar ao que Jesus passou...Ele ficou com a vergonha, a morte e a destruição para que tivéssemos vida, e em abundância!!!Vivamos a verdade, e não a mentira!!!

Lembremos-nos sempre de que satanás quer nos fazer acreditar na mentira que o mal que acontece em nossas vidas foi por causa de Deus - e não dele, ou daquilo que permitimos.Nós temos autoridade, dada por Deus, de ligar e desligar as coisas, e devemos sim, desligar esta falsa imagem de Deus, e toda a mentira envolvida nisto, e conhecermos verdadeiramente o Pai amoroso que temos nos Céus!

Deus é soberano, e se estivermos no centro de Sua vontade, tudo o que acontece em nossa vidas será para nosso bem(Rm8.32)!

Fiquem com Deus!!!!

Discernidor

Nenhum comentário: