segunda-feira, 5 de abril de 2010

Caminhando rumo a conquista

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”. Gn 12.1
 
Em nossa vida nesta terra, todos nós precisamos andar, crescer, aumentar. Sabemos que o Criador determinou para que o homem crescer, multiplicar e dominar sobre a terra. Aprendemos que esta ordem não foi revogada com a queda do primeiro casal, mas mesmo assim, muitos permanecem numa posição estática em suas vidas.
Quantos projetos ainda estão na gaveta? Guardados apenas como um sonho? E porque muitas vezes não é colocado em prática?


No texto acima, vemos uma ordem dada por Deus a Abrão: Vá! Anda! É uma ordem que exige um passo de fé, de caminhar em direção ao alvo proposto pelo Senhor. Abrão tinha aqui uma vida estável, no meio de seus familiares, mas os mesmos habitavam em meio à idolatria (Js 24.2), o Senhor viu naquele homem o desejo de conhecer verdadeiramente o Deus Criador. E em determinado momento, ele recebe esta palavra do Senhor, de abandonar tudo e sair do lugar em que estava, de sair de sua posição.


É interessante observar que Abrão é chamado “hebreu”. Este termo em hebraico significa “aquele que cruza, aquele que atravessa, chegando a uma outra margem”. Ou seja, este termo traz junto de si o conceito de mudança de localidade a fim de cumprir um propósito. É importante não só SAIR, mas CHEGAR. Se você entrou no ginásio, saia do ginásio. Se você entrou na faculdade, saia da faculdade. Este é o segredo! Porque se você começou algo, e não terminou, você está na metade do caminho, e não está sendo um hebreu! Hebreu não é sinônimo de judeu, mas sim, é de alguém que sai e chega. Deus quer que todos nós sejamos hebreus, que atravessemos as dificuldades e adversidades, e alcancemos o alvo que Ele determinou para cada um de nós.


E aqui encontramos um principio poderoso, do qual já tratamos em palavras anteriores: o livre-arbítrio. Afinal, Abrão poderia ter respondido: “porque eu tenho que sair? Porque abandonar Ur da caldéia? Eu não quero!” Preste atenção: a Bíblia não diz que ele ouviu uma voz audível – ele pode até ter ouvido, mas independentemente disso, sabemos que ele entendeu que Deus o estava chamando, e ele nem conhecia a Deus! Jesus também um dia teve que sair de Nazaré, para salvar o mundo. Deus conta conosco para implantar seu Reino nesta terra. Ele dá a semente do trigo, por exemplo, mas somos nós quem a plantamos, e as nossas mãos que fazem o pão, e não a mão de Deus que amassa o pão.


Você foi chamado para ser sócio de Deus! Sócio no projeto que Ele tem em sua vida! Mas para isso, pode ser necessário sair da posição em que nos encontramos. E o Senhor faz este convite para você HOJE!


Analisando a natureza do homem (espírito, alma e corpo), pode ser que hoje, espiritualmente, você pode estar opresso, confuso. Pode haver problemas de loucura, ansiedade, devido à causas espirituais. Assim, precisamos deixar fatos e fatores espirituais que oprimem nossas vidas, como uma maldição familiar, por exemplo. Apesar de Jesus ter levado toda maldição na cruz, se eu não tomar posse, através de um posicionamento pessoal, posso continuar sofrendo os efeitos desta maldição, mesmo sendo salvo e membro regular de uma igreja. Jesus morreu pela humanidade, mas sabemos que nem todos estão salvos. Portanto, Deus nos chama hoje para sair da falta de fé, da insegurança, da dureza de coração.


E quais seriam as prisões da alma? Insegurança, inconstância, intolerância, rabugice, ressentimento, mágoa. Muitos perdem uma promoção, não se lançam em projetos que o próprio Deus colocou em seus corações por terem a alma prisioneira na timidez, na insegurança. Precisamos ter a nossa alma restaurada, onde a Palavra nos liberta de conceitos e sofismas que aprisionam a nossa vida. Estruturas de pensamento que nos levam para longe da vida do Reino. Todos nós precisamos ser libertos!


Deus disse a Abrão: “...sê tu uma bênção...”. A ênfase está no SER, e não no TER. Ter as coisas em nossas vidas torna-se, então, uma conseqüência de sermos a bênção. Afinal, se tenho algo, eu posso perder; mas seu sou algo, ninguém pode tirar isso! 


Quem criou você? O Todo-Poderoso! Então...sai-te! Você só tem saúde se sair da enfermidade; só terá fé se sair da duvida; só terá paz se sair do conflito. E Deus quer impulsionar você a romper, a mudar de vida, a viver o Reino!


Naturalmente existe uma inércia que nos leva ao pecado, onde não tomamos uma posição, e as influencias externas nos levam a situações onde ficamos longe de Deus.Mas a ordem hoje é enfática: !


Andando rumo à conquista,


Daniel Ben Iossef

Nenhum comentário: