sexta-feira, 19 de março de 2010

Eu nEle, cada vez mais eu


Deixo com vocês mais um excelente texto de um grande amigo meu...

"Eu nEle, cada vez mais eu"

“...e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus...”

Há muitas coisas que não sei, é verdade. Não sei o que se passa na cabeça das mulheres (alguém sabe??? kkkk), ou o que habita o coração do ser humano. Não sei quantas células há num único organismo vivo, nem mesmo quantos fios de cabelo possuo.

Não sei quantas são as estrelas do céu, os grãos de areia da praia, não entendo a dinâmica do sono, porque e como se dorme e acorda, como uma semente se torna um fruto ou uma árvore, como se dá o processo da concepção, como um ser pode crescer e sair de um outro ser... enfim, já deu pra ver que não sei um monte de coisas.

Não bastasse isso, a Bíblia me diz que não sei nem quem eu sou. Que desaforo não? Tudo bem que eu sou um cara complexo, cheio de irresoluções, mas convivo comigo há 29 anos ininterruptos. Como assim não me conheço?

Bem, segundo a Bíblia, minha vida está escondida, com Cristo, em Deus. Ah claro, não dava pra facilitar né? Além de escondida, está com Cristo e em Deus.

Considerando que Deus habita em luz inacessível e que Jesus é o mediador entre Deus e os homens, chego à seguinte conclusão: Jesus é o passaporte para a viagem do conhecimento de mim mesmo.


Encontrar-se com Jesus me leva ao meu verdadeiro eu, seja ele quem for. Parece insano. Eu sei, foi isso que pensei num primeiro momento. Mas, é a mais pura verdade.

Ao me analisar, não sem MUITA RELUTÂNCIA, tive que admitir, pra mim e para Deus que o “eu” que eu conhecia, não passava de um eu curricular, um eu para consumo externo e que atendia às demandas e projeções dos outros.
 
Muitas coisas que fiz, fazia e ainda faço, estão muito mais ligadas à reputação (o que eu desejo que pensem de mim), ou auto-engano (aquilo que eu mesmo desejo pensar de mim) que a minha essência.
 
Assim, vou mascarando traumas, complexos e medos sem admitir que a maioria das minhas atitudes tem a ver com demandas externas e não com necessidades internas.
 
Fachadas, fragmentos de mim vão ficando à mostra, dependendo de quem esteja vendo no momento. Por causa disso é que muitas vezes me espantei com reações minhas diante de situações, nas quais eu poderia jurar que seria diferente mas... não foi.
 
Tenho então 3 notícias. Uma boa, uma muito boa e outra melhor ainda.
 
A boa notícia é que é assim com todo mundo. O que se vê por fora, raramente é o que acontece por dentro. Daí as conclusões mais que óbvias.
  ·        Machões são, na sua maioria, meninos inseguros.
·        Promiscuidade é verniz pra carência
·        Agressividade é expressão do medo
·        Controle é, muitas vezes, narcisismo enrustido.
·        Inveja é admiração não assumida aliada a um complexo de inferioridade
·        Fixação pela aparência é a exteriorização de um pavor pela rejeição
·        Ganância é uma expressão do desejo de ser seu próprio deus
Poderia enumerar mais coisas, porém, já dá pra entender que vivemos "ao gosto do freguês".
 
A notícia muito boa é que Deus sabe disso.
 
Quando nos olha, Ele vê o âmago do nosso ser. Bonita a palavra não? ÂMAGO, mas pra ser bem direto, o que quero dizer é que Deus sabe que somos uma grande farsa, na maior parte do tempo.
 
Ele sabe que não sou assim tão legal, bom, solidário, prestativo e altruísta como pareço. Que podemos ter uma relação muito interessante, mas se você relar no meu filho eu não serei assim tão polido.
 
Sabe que eu cobiço às vezes, invejo de vez em quando, já puxei o tapete de outros, que menti várias vezes pra me beneficiar e que, mesmo depois de ter conhecido a Ele, ainda sou meio egoistinha.
 
Você deve estar se perguntando: Se essa é a boa, qual é a melhor notícia?

A melhor notícia é que ele tem um encontro com o meu “eu verdadeiro

Isso mesmo! Nem todo lixo que existe dentro de mim impediu o Senhor de desejar um encontro comigo, sabe por quê? porque Ele me ama.
 
Deus não conversa com esse eu projetado, farsante e mentiroso, esse AVATAR que deixo perambulando pelas esquinas da vida. O papo dEle é com quem eu sou, olho no olho, vis a vis.
 
Por isso as 2 maiores tolices da vida são:
 
·        Tentar se disfarçar

Nem mesmo o inspetor bugiganga, com todos os seus recursos, conseguiria fugir dos olhos de Deus, que estão por toda terra. Diante dEle estão nuas e patentes todas as coisas, inclusive eu e meu universo finito, confuso e particular.
 


·        Tentar copiar alguém

Não dá pra esquecer que foi Ele quem me fez, logo, eu sou assim e pronto. João e Maria serão sempre João e Maria e nunca o inverso.
 
Me irrita essa mania evangélica de formar um exército de soldadinhos de chumbo, vaquinhas de presépio, onde todo mundo é sempre igual. Ser espiritual é cantar, pregar, orar no microfone e blá, blá, blá. Quem não faz isso não está crescendo espiritualmente.

Ah, faça me o favor. Isso é zombar de Deus. Nem eu, que Sou péssimo desenhista, seria capaz de tanta mediocridade.
 
Quem pensa assim, se fosse Deus, faria os animais, as plantas, os frutos todos iguais, diferenciados por uma crachá (crente adora um cracházinho kkkkk).

Imagina só que mundo sem graça, incolor, inodoro e insípido. PELO AMOR DE DEUS, NÃO !!!
 
Portanto, a conclusão que chego é que o melhor a fazer é me render diante de Deus e reconhecer que ainda há muito o que mudar em mim até o grande Dia. Pois como disse um irmão "Aquele que COMEÇOU a boa obra em vós, há de completá-la ATÉ o dia de Cristo.
 
Quem pensa assim é
 
Humilde - pois sabe que Deus o conhece muito bem
 
Misericordioso - pois sabe que Deus o acolheu por amor e não por mérito
 
Paciente - pois sabe do trabalho que Deus está tendo pra mudá-lo
 
Autêntico - pois sabe que Deus o fez, do jeitinho que ele é.
 
Meu conselho, e também meu objetivo, é ser uma pessoa assim. Humilde, misericordiosa, paciente e autêntica.
 
Conhecedora das minhas limitações, mas não complexada, pois descanso no amor de Deus. Compreensiva com os outros, afinal de contas, todos estamos em obra, e autêntica, nunca me permitindo contaminar por essa doença de querer ser como quem quer que seja, pois o melhor que posso ser, é ser eu mesmo, e nada mais.
 
Mergulhe então em Deus, através de Jesus, e descubra que você é conhecido, lindo e amado, do jeito que é, afinal o Deus que criou as betúlas, o kiwi e a girafa, criou você. Portanto, SER DIFERENTE É A REGRA E NÃO A EXCEÇÃO.
 
"...pois somos feitura dEle..."

Eric Joia, RJ

Nenhum comentário: