segunda-feira, 26 de abril de 2010

Crescendo no propósito



 
“Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus Cl 1.9-10 (grifo nosso)


O quanto você conhece da vontade de Deus?
Interessante observar o pedido incessante de Paulo pelos seus liderados. Ele não pediu por recursos, posses ou qualquer outra coisa semelhante. Seu pedido era que eles tivessem o pleno conhecimento da vontade de Deus, e assim pudessem viver de forma a frutificar e crescer no conhecimento do propósito que havia para suas vidas. Em outras palavras, o foco de suas vidas deveria estar no plano do Criador para eles; outras questões como moradia, vida profissional, ainda que importantes, deveriam estar em segundo plano. Afinal de contas, se somos embaixadores do Reino em missão de campo, o próprio Rei trará a nós todos os recursos necessários para que Sua obra seja estabelecida.
Além disso, o conhecimento da vontade de Deus traz como resultado prático na vida do homem duas coisas fundamentais: sabedoria e inteligência espiritual. O termo sabedoria (do grego Sophia - σοφια) traduz o conceito de “sabedoria de Deus que se evidencia no planejamento e execução dos planos dEle; conhecimento prático nos requisitos de uma vida cristã madura” (Strongs). Já o termo inteligência espiritual remete à idéia de uma pessoa com plena percepção da realidade espiritual que a cerca. Como podemos perceber, não se pode vivenciar uma vida cristã madura sem sabedoria e inteligência espiritual, e estas advêm do pleno conhecimento da vontade de Deus.
O texto evidencia que somente então poderemos frutificar de forma plena, em toda boa obra. Não apenas em uma obra, mas em toda! Isso significa que os frutos de nossas mãos serão abundantes em nossa célula, no trabalho, em nossas relações com o próximo e em tudo que fizermos. E à medida que frutificamos, estaremos crescendo no conhecimento de Deus, de Seus planos e propósito para nossas vidas.
Eis aí o grande desafio: responder à pergunta de o quanto conhecemos da vontade de Deus. Pode parecer um questionamento simples, mas ele traz consigo sérias e profundas implicações para todos nós.
Se queremos ver o Reino em nossas vidas, na nossa família, em nossa célula, é preponderante que saibamos esta resposta.
Naquele em quem cumprimos a vontade de Deus,
Daniel Ben Iossef
 

Um comentário:

Eric Jóia disse...

Interessante a observação Dani. Acho que realmente o conhecimento da vontade de Deus é o que temos que procurar com o maior afinco. O texto não fala de "vontades" mas de uma vontade que dever ser conhecida "integralmente". Penso que essa vontade seja a de Rm 8.29 "... sermos conformes a imagem do seu filho"
Beijão amigo.