sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Legado...




"Estas são as gerações de Noé.Era ele homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus".Gn 6.9


Shalom!


Quero começar hoje com uma pergunta: qual o legado que você tem deixado em sua caminhada neste mundo?


Interessante observar que, ao contrário de outras passagens, aqui a Palavra afirma que o legado de Noé não eram seus filhos, mas características de seu caráter...


Mais do que deixar filhos, posses e bens para sa futuras gerações, Noé deixou a marca de sua retidão de caráter, de sua comunhão com o Eterno.


Claro, devemos nos preocupar com a geração seguinte também no aspecto material.Isso é bíblico....pois os bens e riquezas devem ser transgeracionais, ou seja, passar de pai para filho.Mas não é disso que estamos tratando hoje.Este não é um fim em si mesmo, mas apenas um meio...


Temos tantos exemplos nas Escrituras de homens de Deus que marcaram a sua geração.Realizaram grandes feitos no nome do Senhor....mas assim que partiram, não houve continuidade de seus atos...


Podemos, por exemplo, analisar a vida do profeta Samuel: o maior dos Juízes de Israel, que ungiu a Davi e, no discurso final de sua vida, pôs à prova sua idoneidade perante o povo, e a nação reconheceu isto em sua vida.Mas e sua herança como pai, como família?A Palavra nos afirma que seus filhos não seguiram o exemplo do pai, ao ponto de a nação pedir um rei, e não os aceitou como sacerdotes e juízes.


Ou então Davi.....grende diate do Senhor e de Israel como rei, guerreiro, adorador.....basta vermos quantos salmos escritos por ele atravessaram milênios como textos que falam profundamente ao nosso coração....e fazem parte de nosso dia-a-dia.Mas e Davi como pai?


Quanta tragédia em sua família...estupro, assassinato, mentira, adultério.....este é o legado de um bom pai?alguém como uma intimidade tão grande com Deus como ele tinha?


Por isso, devemos refletir que marcas estamos deixando em nossa caminhada...imprimimos a marca de retidão, integridade, inteireza de caráter, ou então o que deixamos para os que estão ao nosso redor são apenas desculpas, feridas e ausência?


O que estamos escrevendo no livro de nossa vida....quando for colocado as gerações e a herança que deixamos?


Pense nisso...


No Messias,


Daniel Ben Iossef

Nenhum comentário: