sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Mudando a programação para a vitória!


"Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado." 1 Co 9.27
Todos nós sabemos que a carne, a natureza humana não se converte.Ela sempre vai se inclinar às suas paixões, em busca de satisfação.E quando cedemos a isso, invariavelmente pecamos, porque suas obras são malignas.
Sabemos que temos que viver conforme o Espírito, para não viver segundo a nossa natureza caída.Mas seria possível desenvolver uma postura diferente, de modo a carne não ter domínio sobre nós?
Segundo Paulo nos relata, ele mesmo reduzia seu corpo a escravidão.Dava em sim mesmo murros.O que tudo isso significa?
Significa que Paulo nos ensina algo muito interesante: a carne pode não se converter, mas pode ser condicionada, ensinada.Veja que ele mesmo é quem subjuga a carne.Este é um papel nosso, como ele mesmo afirma em outro texto, nos dizendo que "...que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra" (1 Ts 4.4).Sendo assim, a responsabilidade de treinar e subjugar a carne é minha, e não de Deus.E quantas vezes pedimos isso a Deus, sendo que essa é a nossa parte?
Exemplo: supomos que você tenha o vício de fumar.Ao conhecer a Jesus, sabemos que muitos são libertos automaticamente, e outros não.Vamos supor que você tenha este hábito, e o queira deixar.Então, por exemplo, sempre que um cafézinho preto era tomado, o cigarro vinha junto.Mas você está no processo de largar o cigarro.
Sabendo que o "cafezinho" é um gatilho para o cigarro, o que você faz?Evita-o.Até que o hábito de associar o café com cigarro deixe de existir!Claro que no começo, a carne vai berrar, a luta vai ser grande mesmo...mas aos poucos, um novo hábito vai sendo introduzido, e aquela "programação" que havia vai sendo suprimida, apagada.
É o mesmo processo de quem está há muito habituado de acordar tarde.Se por algum motivo, a pessoa tem que passar a acordar às 6 da manhã, ela não vai se acostumar rapidamente.Nos primeiros dias, será muito difícil mas, aos poucos, a carne vai sendo treinada a acordar cedo, até que não haja mais esforço para isso, até a carne não oferecer mais resistência...
E é isso o que Paulo nos afirma; ele próprio subjugava sua carne, para que esta fosse submissa ao espírito, e a vontade de Deus.E finalemente: mesmo sabendo que ainda assim podemos tropeçar, temos um Pai amoroso que ama, limpa os nossos pecados e amorosamente nos anima a continuar...então, em frente!
Shalom!
Um bom fim de semana a todos!

Nenhum comentário: