terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Quando Deus diz não...


"Vai e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Tu não edificarás casa para minha habitação" 1Cr 17.4


O que fazemos quando Deus diz não?


A Palavra nos afirma que Deus é amor; amor este traduzido, entre outras coisas, na entrega de Jesus por nossas vidas, com o seu sacrifício na cruz.O amor envolve doação, e isto todos nós sabemos.Não agimos assim com as pessoas que amamos?Doamos nosso tempo, nosso coração, nossa atenção, pelo fato de isso mostrar o afeto e o carinho por aqueles a quem amamos.


O Senhor também é assim conosco.Isso é fato.Ele entregou Jesus por nós; como se não bastasse, além de nos abençoar com toda a sorte de bênçãos, nas regiões celestes, ainda faz morada em nós.E isso nos mostra uma das características do amor : doação.


Mas.....


Amar envolve também dizer não.E isso fica fácil ao vislumbrarmos os pais dizendo não ao pedido de uma criança, por saber o que é melhor para ela.Claro, isso é fácil de aceitar (não para a criança, claro!!).


Mas e quando Deus diz não?


Existem muitas palavras na Bíblia que nos afirmam o prazer do Senhor em nos abençoar, e realizar os nossos sonhos.Mas e quando NOSSOS sonhos não são o sonho de Deus?No texto acima citado, vemos que Davi tinha uma vontade lícita em seu coração.Ele, que morava em um palácio, não se conformou em ver o Senhor habitando em um tabernáculo feito de peles de animais e madeira.E resolveu construir um templo glorioso para o Senhor.


Mas mesmo sendo de acordo com a Palavra, mesmo tendo uma motivação de agradar a Deus, de fazer o melhor, Deus diz não."Não Davi, eu sei que você me ama, e o louvo por sua vontade, mas será seu filho, e não você, quem construirá o templo para mim".E Davi prontamente reconhece o quanto Deus já havia feito em sua vida, e prepara tudo para que seu filho Salomão pudesse edificar o templo.


Mas não pense que isso deve ter sido fácil para Davi.Mesmo assim, ele se submeteu a vontade de Deus.


Posso afirmar isso por experiência própria.Meu pai teve por 35 anos uma farmácia.Sendo assim, cursei a faculdade de Farmácia por cinco anos, além de morar em outra cidade durante o curso.Foram muitos finais de semana de luta, estudo, cansaço, mas ao fim, estava com o diploma na mão!Aleluia!!Agora era só assumir os negócios, e continuar.......mas......em tudo isso, não havia buscado a face do Senhor.Era realmente vontade dEle a faculdade, e assumir um negócio próprio?Era para isso que havia nascido?


A resposta de Deus?


Não.


Foram quatro anos para poder aceitar esta vontade, esta resposta.E todo esforço?Toda dedicação?"Meu filho, tudo isso é louvável, mas esta não é minha vontade para ti!Tenho outros planos para você..."


E não foi fácil mesmo...deixar tudo para trás, vender aquilo que havia estado na família por tanto tempo...mas esta foi a vontade de Deus.Foi fácil?Não!Simples?Não!Mas a vontade de Deus prevaleceu sobre a minha vida...ainda que hoje não tenha um vislumbre total do plano de Deus para mim, posso dizer que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, e que o caminho de Deus, que via de regra não é o mais fácil, é o único que pode nos levar a Canaã!


Talvez você possa estar na mesma situação, se deparando entre o seu sonho e a vontade de Deus, e esta é dizer não ao seu sonho, seu projeto.O que fazer?


Os caminhos e pensamentos de Deus são mais altos que os nossos(Is55.8,9).Posso dizer por experiência própria - faça a vontade de Deus.Busque o Seu conselho.Ele é fiel, e ao fim de tudo, saberemos que valeu a pena!!!


Um dia abençoado a todos!!!!Shalom!

Nenhum comentário: