sábado, 19 de abril de 2008

Li e repasso a vocês...


Preciosos príncipes e princesas do Reino,Graça e paz!
“Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atraí” (Je 31:3b - NVI).
Foi a primeira vez que li este texto na tradução NVI; tenho paixão pela tradução revista e atualizada, mas gosto de olhar outras versões para compreender melhor algumas passagens bíblicas.
O que me chamou a atenção foi a primeira parte do versículo: “quando Israel buscava descanso, o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: eu a amei com amor eterno; com amor leal a atraí”. A nota de rodapé informa que uma outra tradução do texto em negrito é “o Senhor apareceu a nós vindo de longe”. Associando ambas as idéias, podemos ver um Deus que sai de longe, de Seu estado eterno, e se manifesta a nós em nosso presente simplesmente para dizer que nos ama e providenciar consolo, num momento em que buscamos descanso!
E esse amor é tal que Ele desloca seus olhos de todas as circunstâncias eternas e focaliza-os em nós, cada um de nós, individualmente: numa fração fora do tempo, temos a integralidade do amor infinito de Deus caudalosamente derramado sobre nós!Não sei se um dia conseguiremos alcançar a dimensão do que temos aqui. Talvez alguém se arrisque a dizer que faz parte do caráter de Deus, uma vez que Ele é amor em Sua essência.
Sim, pode ser; mas não deixa de ser uma demonstração de Sua graça extravagante, pois somos menos que um grão de areia na imensidão da criação divina e, assim mesmo, somos alvo de uma estratégia de conquista - “com amor leal a atraí” - cujo cerne está no amor incondicionalmente fiel, desde antes de nossa existência! Ele se mobilizou para nos alcançar antes mesmo de existirmos!A nação de Israel estava exausta em meio a perseguições e exílio. Tudo o que aquele povo prezava e dava extremo valor - sua terra, sua cultura, seu status de “povo de propriedade exclusiva do Senhor” - ruíra por terra: perderam seu referencial de vida.
É nesse ambiente caótico que o Senhor se levanta e declara Seu amor imutável e eterno, onde Israel encontraria descanso real. Um amor que já existia antes mesmo de Israel vir a ser e que se deslocou da eternidade para resgatar sua identidade e restaurar sua condição de valor e importância diante de seu criador!
Que o amor do Senhor nos atraia irresistivelmente e incondicionalmente a Ele, e todo o caos que se forme em determinados momentos de nossas vidas seja dissipado pela confiança de que Ele se desloca de Sua eternidade para nos cobrir com Seu amor e nos prover de Seu descanso sobrenatural.
Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés (Sl 8:4, 5).
No amor do Senhor,
Mauro e Liana. Ministério UDF – Veredas Antigas

Nenhum comentário: