sexta-feira, 4 de abril de 2008

Qual o nosso olhar?


“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;
se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Mt 6.22,23

Shalom, amados!

É interessante notar aqui o que Jesus afirma....que podemos ter dois tipos de olhar, duas perspectivas diferentes a respeito de nossa própria vida.

Podemos ter olhos bons...ou olhos maus...

De que maneira temos encarado a nossa realidade?

Se temos olhos bons, vemos todas as coisas sob a perspectiva de Deus.Sabendo que todas as coisas cooperam para o nosso bem (Rm8.28),e mesmo aquelas onde erramos nosso Pai as usa para nosso ensino e proveito.Por isso, em tudo devemos dar graças, pois um coração agradecido consegue ver as bênçãos de Deus que nos acompanham.

Se tenho olhos bons, eu abençôo minha família, meu trabalho, minha igreja...

Mas se tenho olhos maus, eu amaldiçôo minha família, trabalho, igreja...e tudo se torna sóbrio para mim.E a ingratidão foi uma das razões pela qual a primeira geração de israelitas não entrou em Canaã.Um coração ingrato acaba se tornando endurecido, amargo, e a pessoa se envolve em um sistema destrutivo de autocomiseração.Nada a satisfaz, pois seu problema não é externo,mas interno, no coração.

Mais ainda, Jesus nos fala que nossa luz interna pode ser trevas...mas como assim?

Aqui nosso Senhor nos fala do engano do pecado...que faz as trevas parecerem luz...faz com que consideremos estar perto de Deus, quando estamos longe...como Paulo afirma em Rm 7.11 que o pecado o tinha enganado e matado a ele, o engano é sutil, a ponto de a pessoa pensar estar andando na luz.Mas são trevas.

Podemos detectar isso não pelas palavras (invariavelmente todo mundo diz estar bem, na “ bênção”...), mas por meio das atitudes.Estas acabam por denunciar o que se passa no interior de cada um.

O que fazemos nos momentos de crise?De solidão?De angústia?Onde está nosso olhar?

Jesus nos afirma que neste mundo passaríamos por tribulações, adversidades...sim, um cristão pode ser acometido de doenças, imprevistos, entre outros como qualquer um, mas a diferença é a paz de Jesus, que excede todo entendimento...e tal graça só achamos no momento oportuno, ao olharmos para Jesus...

Por isso, voltamos a pergunta: onde está nosso olhar?Que tipo de olhar nós temos tido?Olhos bons, ou olhos maus...

Um fim de semana abençoado a todos!

Discernidor

Nenhum comentário: