terça-feira, 1 de abril de 2008

O segredo...


“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância
como de escassez;
tudo posso naquele que me fortalece” Fp 4.11-13




Shalom!

Quantas vezes ouvimos este versículo?”Tudo posso naquele me fortalece...”, relacionado a tantas e tantas situações?E em quantas delas realmente podemos aplicá-lo?

Muitos fazem as coisas do seu jeito, sem buscar o conselho de Deus.Então chegam as conseqüências do pecado, do erro, e aí...”tudo posso naquele que me fortalece”.

Você já presenciou isso?Já viveu isto?

Muitas vezes, esquecemos de ler, de contextualizar o texto bíblico.Muitas heresias surgiram assim.Devemos ler o que antecede o versículo, e ali Paulo fala da questão financeira.

Isso mesmo.Antes de sua conversão, Paulo era exímio seguidor da Lei e tradições judaicas, tinha uma posição social de destaque, gozava de prestígio junto ao seu povo.

Então veio a conversão no caminho de Damasco, e seu encontro com Jesus.E ali, sua vida é impactada pela revelação do Mestre.

Paulo deixa tudo o que tinha para trás.Dinheiro, posição social, influência...todo o conforto proporcionado por sua vida anterior é deixada para ganhar “a Cristo”.Tudo vira lixo para ele.

E ele passa a aprender, pois isso é algo que se aprende, não se nasce com isso, a viver uma nova situação.De necessidade, fome, nudez, solidão...o oposto do que o então jovem Saulo estava acostumado.E ele aprende.

Aprende a padecer por amor a Cristo...a amar e sentir-se honrado por sofrer pelo Evangelho.

Ele aprendeu...através de viagens, açoites, prisões, traição...ele aprende.

Só então, depois de tudo, ele exclama: “...tudo posso naquele que me fortalece”

Só depois!

E quantas vezes granjeamos este texto, ante a falhas nossas, e situações totalmente desvirtuadas do texto bíblico?Aprendemos mesmo a estarmos “ contentes” ante à situações adversas que muitas vezes se apresentam a nós?Seja por culpa nossa ou não?

Eis aí o segredo: o contentamento em quaisquer condição.Fartura ou fome, abrigo ou nudez, comunhão ou desamparo.Em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio de Cristo Jesus...se tivermos aprendido a “poder todas as coisas naquele que nos fortalece”...

Você já aprendeu?

Nenhum comentário: